segunda-feira, 9 de maio de 2022

O Balancé do Alumínio e a Cocaína de Conacri parecem ter chegado à Europa (Atualização Política da República da Guiné)

 

Protestos em Conacri contra a Junta Militar (fevereiro 2022)

No passado mês de dezembro, aquando do meu regresso a este blog, escrevi sobre o golpe de Estado feito em Conacri a 5 de setembro de 2021. Passados uns meses, achei que seria oportuno fazer um breve artigo com uma atualização da situação político social no país.

 

Em termos políticos duas notas são relevantes: muito recentemente a Junta Militar que tomou o poder, liderada pelo Coronel Doumbouya anunciou um período de transição de poder dos militares para os civis de cerca de 3 anos, contrariando eventuais expectativas internas quanto a uma transição de poder transparente e ligeira, o que causou um certo desconforto perante uma muito provável normalização do estado de exceção da ordem política no país. Esse desconforto já se fez sentir nos últimos meses, sobretudo na capital Conacri onde já há registo de manifestações contra a Junta Militar e confrontos com as forças de segurança. Igualmente relevante foi o anuncio, no passado dia 4 de maio, do início do julgamento do ex presidente Alpha Condé, juntamente com cerca de três dezenas de antigas figuras de estado   por crimes praticados durante o exercício da sua presidência, nomeadamente tortura, homicídio, corrupção, autoritarismo e abusos sexuais. Deste julgamento, pese embora de forma alguma se exonere o ex presidente de atuações juridicamente (e politicamente!) muito censuráveis, na verdade, a prática corrente das situações de transição de poder em África, parecem indicar que este julgamento não se irá fazer tanto num prisma jurídico-processual, mas mais num prisma político, feito à medida pela nova estrutura de poder em Conacri emergente do golpe de Estado e dentro da sua noção de justiça.

Terminando este artigo com uma perspetiva mais internacional dos eventos em Conacri, cumpre falar do bauxite/alumínio no comércio internacional, bem como da questão sobre hipotética ligação dos golpistas de setembro aos carteis de droga sul americanos.



Quanto à bauxite, matéria prima essencial para o fabrico do alumínio, um material extremamente versátil e com diversas aplicações técnico industriais, podemos verificar que o golpe de Estado aconteceu numa fase de acentuado aumento do preço do alumínio, seguindo de uma ligeira estagnação e de uma nova subida. Deste gráfico verifica-se que não só a Guiné não pode dar ao luxo de manter as fronteiras fechadas (e consequentemente o comércio congelado) por muito tempo, dada a sua dependência da exportação das matérias primas. Em termos mas genéricos, com este caso da Guiné, podemos verificar que as economias africanas (e as demais demasiado dependentes do preço dos minérios) vivem em permanente oscilação: se no início do ano de 2022, até derivado do conflito da Rússia (um dos principais parceiros internacionais da Guiné Conacri) com a Ucrânia, tivemos um abrupto aumento do valor do alumínio, agora a tendência tem sido a de descida, o que invariavelmente afeta a vida económica do país.



Quanto ao fenómeno da droga, de modo algum se pode afirmar que a suspeita de ligação entre os carteis de droga sul americanos e a elite política de Conacri começou com o golpe do Coronel Doumbouya, mas vários órgãos de polícia estrangeiros (nomeadamente dos princípais países europeus) têm detetado um crescente aumento das quantidades de cocaína e ópio chegados à Europa via os países do Golfo da Guiné. Possivelmente a instabilidade verificada na Guiné facilitou a atividade dos carteis de droga no país e que com um contexto político mais favorável, aproveitaram para melhor escoar a sua droga para os mercados internacionais. O crescimento dos carteis de droga, não obstante os diversos problemas de segurança e de saúde que causam tanto nos países de cultivo, como os de transporte, como os de consumo , parece ser um indicador a ter em conta na análise política dos países desta região africana, que vão andar ao sabor das instabilidades e dificuldades destas estruturas do mundo do crime organizado.

O futuro em Conacri parece sombrio. Resta aguardar por futuros desenvolvimentos da evolução política no país.


Sem comentários:

Enviar um comentário